quinta-feira, 25 de março de 2010

EDUCADORES SOCIAIS



Convoco a todos os interessados na evolução do processo social, a fim de refletirmos sobre o importante papel dos educadores sociais. Após algumas pesquisas, percebi que o educador social se constrói constantemente no relacionamento, no saber dizer sim, no dizer não.

Enfrenta sempre a pergunta "Sou Educador Social?"

É nesse questionamento, que se dá a diferença entre a pessoa que exerce o ato educativo e o cargo de quem trabalha com educação ou num projeto social.

O Educador Social contribui no processo que é diferente, complexo e transformador.

O Educador irá se deparar com vários obstáculos que irá dificultar a elaboração destes projetos;

- a família com laços estremecidos ou rompidos,

- a escola não adequada e capacitada para atende-los,

- a sociedade que não lhes dá uma oportunidade de emprego, estágio ou capacitação.


Para que o educador social possa exercer seu papel com qualidade, torna-se necessário se ter um respaldo de uma equipe de multiprofissionais.

O educador é aquele que busca no afeto, a forma de educar a dor do outro, é necessário também se colocar em transformação, pois assim teremos uma grande possibilidade de transformação de algo ou alguém.

Sou a favor, e peço às nossas autoridades, empresários, instituições, que revejam e insiram em seus projetos as responsabilidades sociais. Abrindo espaço para que todos os estagiários possam cumprir seu papel de aprendizagem e ao mesmo tempo de formadores de líderes e educadores sociais.

Há um tempo atrás, postei neste mesmo blog um texto sobre “o vestido Azul”, leiam de novo e reflitam como poderemos fazer a diferença, com um simples gesto. O que mais estamos precisando é BOA VONTADE, de participar, de querer de verdade as mudanças. É muito fácil exigir, denegrir, apontar, mas devemos sempre nos perguntar: em que e como posso contribuir?

Todo processo de mudança é dolorido, mas a dor por vezes é necessária para que possamos acordar para vida!!!


ETAPAS DA AÇÃO EDUCATIVA

O educador social para iniciar o seu trabalho, deve conhecer sua rua, pertencer ao seu dia-a-dia, identificar os diferentes problemas que acontecem, identificar a criança ou adolescente, bem como sua família. Sendo esta a primeira fase, o momento em que o educador social busca construir um vínculo, por menor que possa parecer.


Estabelecido o vínculo, ainda que frágil, o educador social deve iniciar a relação de confiança. Demonstrando a figura do Adulto Positivo, e que estará disponível para auxiliá-lo na construção do seu projeto de vida.


Com a orientação e o contato direto com a equipe multidisciplinar, o educador social apresenta ao educando, formas de como fazê-lo ver, interpretar e transformar seu próprio mundo.


O Educador social não deve abordar, deve sim se aproximar, buscar manter contato, para uma relação de confiança e não de suspeição. Deve não só estimular a estruturação do projeto de vida por parte do educando, como também acompanhar seus primeiros passos nesse novo momento de vida, para que ele possa se sentir seguro e apoiado.


Por isso é que as equipes multidisciplinares, o poder público, e/ou instituições, deverão estar atentas e participativas. Com a existência desta rede de apoio a ação do educador social, será muito mais fértil, realizadora, além de transformadora.


A saúde, bem como os projetos e programas sociais, a defesa da família e da criança, utilizando os instrumentos legais, como o Conselho Tutelar, transformam-se em fatores importantes da ação do educador social e do agente de saúde.


Vamos refletir e aderir a um novo momento de mudança, de paz, de amor e confiabilidade.

Que todos nós possamos dar, cada um, sua contribuição na responsabilidade social, que não é um dever somente do Estado, mas sim de todos os cidadãos.

Sandra Rizo



7 comentários:

  1. Boa noite Sandra.
    Hoje estou atuando como Coordenador de um CREAS e na intenção de aprimorar a atuação dos Orientadores Sociais estamos empreendendo uma pesquisa sobre ações desenvolvidas por estes. Você tem material para disponibilizar sobre o assunto?

    Aguardo retorno no e-mail: valdemirjrpsic@hotmail

    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Trabalho como educador social no Creas de Timóteo/MG e gostaria de solicitar (se houver), material para ações e intervenções que auxiliem e dinamizem o trabalho do educador social em relação ao trabalho social.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Trabalho no CREAS com as Medidas Socioeducativas como orientadora social. Gostaria de saber mais sobre as atribuiçoes deste profissional.
    vivovencendo@hotmail.com. Ismavete

    ResponderExcluir
  4. Trabalho como educador social no Creas de Caldas Novas/GO e gostaria de solicitar um material para ações e intervenções que auxiliem e dinamizem o trabalho do educador social em relação ao trabalho social. Ou ações e sugestões de projetos para se trabalhar com os socioeducando!

    ResponderExcluir
  5. Trabalho como educador social no Creas de Caldas Novas/GO e gostaria de solicitar um material para ações e intervenções que auxiliem e dinamizem o trabalho do educador social em relação ao trabalho social. Ou ações e sugestões de projetos para se trabalhar com os socioeducando!

    ResponderExcluir
  6. olá trabalho como educador social de rua a 19 anos aqui em São Luís do Maranhão, e gostaria de saber como está, hoje a luta para o reconhecimento da profissão de educador social de rua

    ResponderExcluir

Amigos Deixem Seus comentários, Terei prazer em respondê-lo.