quinta-feira, 29 de abril de 2010

A Política Nacional de Saúde do Homem

O Ministério da Saúde lançou em 27 de agosto de 2009, em Brasília, a Política Nacional de Saúde do Homem, por iniciativa do ministro da Saúde José Gomes Temporão.

O Brasil, é o primeiro pais da América Latina, a se preocupar com uma política nacional de atenção integral à saúde do Homem. O primeiro foi o Canadá. Esta política está inserida no contexto do Programa “Mais Saúde: Direito de Todos”, na maioria das vezes, os homens recorrem aos serviços de saúde apenas quando a doença está mais avançada. Assim, em vez de serem atendidos no posto de saúde, perto de sua casa, eles precisam procurar um especialista.

A população masculina não procura o médico por conta de barreiras culturais e educacionais, foram educados para não chorar e para manter a couraça de que são ‘machos’. Também alegam que são os provedores e têm medo de que se descubram doenças, mas esquecem que hoje as mulheres são tão provedoras quanto eles.

Os homens só procuram o serviço de saúde quando perderam sua capacidade de trabalho. Com isso, perde-se um tempo precioso de diagnóstico precoce ou de prevenção, já que chegam ao serviço de saúde em situações limite.

Veja os principais direitos do homem quando o assunto é saúde.

Exame e tratamento de câncer de próstata (SUS):
Todo homem com mais de 40 anos de idade tem direito a realizar gratuitamente na rede do SUS exames para diagnóstico de câncer da próstata.

Amparo legal:
- Lei nº 10.289, de 20 de setembro de 2001, Artigo 4º Inciso II;
- Portaria nº 467 MS/SAS, de 20 de agosto de 2007.

Câncer de pênis:
O plano/seguro de saúde deve cobrir exames de controle da evolução da doença e fornecer medicamentos, anestésicos e outros materiais, assim como sessões de quimioterapia e radioterapia, durante todo o período de internação da pessoa com câncer.
Amparo legal:
- Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996, Artigo 3º, Parágrafo Único, Inciso V.

Vasctomia (SUS):
O homem tem o direito à cirurgia para esterilização voluntária, contanto que seja maior de 25 anos ou com pelo menos dois filhos vivos e, caso seja casado, com o consentimento da esposa.
Amparo legal:
- Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996, Artigo 10º, Inciso I e Inciso I, Parágrafos 4º e 5º.

O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, reforçou que o maior desafio da nova campanha é promover uma mudança cultural nos homens e também nas equipes de saúde. Beltrame explica que a maior parte dos casos de mortalidade está vinculada à falta de higiene, prevenção e a descoberta tardia das doenças. “O Brasil, por exemplo, tem mil casos de amputação de pênis por ano, por causa do câncer de pênis.
Prevenir é melhor, sempre, por mais batida que esteja essa máxima, ainda faz todo sentido quando o assunto é saúde. E no caso dos homens também deve ser aplicada, mesmo que a agenda esteja lotada. É preciso fazer sobrar tempo para ir ao médico entre um compromisso e outro.

No Brasil, os problemas cardiovasculares estão entre as principais causas de morte – e entre os homens a incidência é maior. Isso se reflete diretamente nos consultórios dos cardiologistas. Lá os homens são maioria, ainda que não esmagadora.. O importante é que as doenças do coração e do sistema circulatório podem ser prevenidas. A prevenção pode ser feita com check-up periódico para controle dos fatores de riscos cardiovasculares, como sobrepeso, obesidade, diabetes, colesterol, hipertensão arterial, entre outros.

Outro problema entre os homens são os preconceitos com determinados exames. Como o que detecta câncer de próstata, outra das principais causas de morte. O diagnóstico traz boas chances aos pacientes, mas para isso é preciso quebrar o tabu e realizar o exame de toque retal periodicamente. “No caso dos homens que apresentam história familiar de câncer de próstata em primeiro grau, a prevenção deve começar a partir dos 40 anos”, enfatiza o dr. Maluf.

Exames essenciais Para saber como está a saúde, vale acompanhar possíveis fatores de risco fazendo um check-up anual.

Confira os principais exames do check-up masculino:
- Avaliação de calcificação em coronária
- Função hepática
- Ácido úrico
- Câncer de próstata: dosagem da enzima PSA
- Câncer de cólon: colonoscopia
- Função pulmonar
- Exames de sangue para verificar os níveis de colesterol total e frações, triglicérides, glicemia e insulina.

Fonte: internet
Sandra Rizo

4 comentários:

  1. Olá,

    Sou estudante de Serviço Social estou no 6º semestre e iniciando um Projeto de Pesquisa sobre a Saúde do Homem, ainda estou pesquisando sobre o mesmo para assim delimitar um tema, pois será baseado no meu estágio que é em um Hospital Geral.

    Seu blog será de extrema importancia para a construção do meu projeto e futuro Tcc se a srª puder me enviar seu email eu ficarai muito agradecida..

    Meu email é: jessicasdr@ig.com.br

    Boa Noite e até mais!

    ResponderExcluir
  2. Muito rica em detalhes essa postagem!
    Parabéns, realmente o homem por causa de sua aparente força dá mais trabalho srssr!

    ResponderExcluir
  3. Qual a importância do serviço social na saúde do homem? pode me responder isso? meu no meu e-mail se possível. cicerabernadete63@terra.com.br. muito grata.

    ResponderExcluir
  4. TESTEMUNHO SOBRE COMO RECEBI MEU EMPRÉSTIMO $100,000.00USD DE UMA EMPRESA DE FINANÇAS NA ÚLTIMA SEMANA E-mail para resposta imediata: drbenjaminfinance@gmail.com

    Você precisa de um empréstimo para abrir um negócio ou pagar suas dívidas? {Dr.Benjamin Scarlet Owen} também pode ajudá-lo com uma oferta de empréstimo legítima. Ele também ajudou alguns outros colegas meus com o financiamento de um empréstimo. Obtenha o seu Cartão ATM em Branco ou CARTÃO DE CRÉDITO entregue à sua porta que funciona em todas as máquinas ATM em todo o mundo com a ajuda da BENJAMIN LOAN FINANCE. Os cartões ATM podem ser utilizados para levantamentos em Máquinas ATM ou furto, em lojas e POS. eles distribuem esses cartões a todos os clientes interessados em todo o mundo. Se você precisar de um empréstimo sem custo / estresse, ele é o credor certo para eliminar seus problemas financeiros e crises hoje. BENJAMIN LOAN FINANCE contém todas as informações sobre como obter dinheiro de forma rápida e sem dor via WhatsApp +19292227023 Email drbenjaminfinance@gmail.com

    ResponderExcluir

Amigos Deixem Seus comentários, Terei prazer em respondê-lo.