terça-feira, 3 de agosto de 2010

HUMANIZAÇÃO

Alguns profissionais parecem ignorar que os usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, POSSUEM DIREITOS. Estes profissionais tem o dever de tratar bem do paciente independente de idade, condições sociais ou econômicas e que devem ter respeito absoluto pela vida humana.

O que nos deixa extremamente estarrecidos é ao visitar um local público de atendimento à saúde, a frieza com que, geralmente, os pacientes e aqueles que buscam socorro são tratados.

Por vezes a impressão que temos, é de que aqueles que buscam um atendimento médico estão ali por brincadeira ou passa-tempo, ou que devam ser subservientes à um serviço que é SEU POR DIREITO DE CIDADÃO, inclusive registrado na Constituição Brasileira.

O sofrimento que se vê estampada na face dessas pessoas não sensibiliza aos que dão atendimento, na verdade o que os pacientes mais desejam é serem tratados com um mínimo de DIGNIDADE, apenas este fato, por si só, já servirá como alento para sua dor.

A grande maioria dessas pessoas se deslocam de lugares longínquos, de madrugada, e passam o dia buscando um atendimento humanizado.

Não existem informações, tudo está na vontade de quem está procedendo o atendimento, e ficam ali, esquecidos, até que e quando são chamados. Onde está A HUMINIZAÇÃO?

O Serviço Social é um setor que existe para tirar qualquer tipo de dúvidas, bem como para acalmar e atender aos anseios dos familiares, com as informações/orientações necessárias.

É importante que todos os profissionais, principalmente os ligados a saúde, tenham em mente que um dia eles também podem estar nas mesmas condições daqueles que estão atendendo e que deveriam tratá-los da forma como gostariam de ser tratados.

Sandra Rizo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos Deixem Seus comentários, Terei prazer em respondê-lo.