quarta-feira, 1 de setembro de 2010

JOVEM X PRIMEIRO EMPREGO (1)

O jovem está presente em praticamente todos os grupos sociais: camponeses, operários, desempregados, estudantes... Mas será que temos um consenso sobre o conceito de juventude? a juventude precisa de atenção e de políticas específicas para o mercado de trabalho!

Será que a juventude não deva ser vista como uma fase da vida, onde o ser humano se encontra em processo de formação e construção de perspectivas de estabilidade para a sua vida. Este é um momento de grande expectativa e apreensão em relação ao futuro, normalmente caracterizado por uma postura inquieta e irreverente, onde se manifestam, com maior intensidade, os problemas existenciais do ser humano, pois é nesse período que as pessoas realizam as grandes escolhas de suas vidas, entre as quais, a profissão.

Encontrar o primeiro emprego não é uma tarefa das mais fáceis. Para os jovens, encontrar uma vaga é ainda mais complicado. A preocupação e a necessidade do trabalho contribui para que o jovem se firme como pessoa e como cidadão.

As empresas Na hora da contratação, aumentam as exigências e o desemprego fez crescer a competitividade no mercado de trabalho, e para quem nunca trabalhou, como vai ter chance?
A falta de experiência É a principal barreira para o jovem conseguir trabalho. Se para quem tem experiência o emprego está difícil, imagine só para quem está começando.

ESCOLARIDADE OU EXPERIÊNCIA?
O futuro do trabalho, ou do emprego, depende da escolaridade e experiência. O mercado atual exige que nos qualifiquemos permanentemente, seja através de estudos e de novas experiências. Os jovens devem ter uma preocupação fundamental com a escola, porque o profissional do futuro vai ser o que tiver uma sólida formação escolar, capaz de dominar os conhecimentos básicos.

É importante que o jovem saiba tudo isso, e que possa se articular com outros jovens, para discutir e poder interferir no mundo social e político. Assim sendo, além de exercer sua cidadania, seu patriotismo, sua solidariedade, os jovens estarão investindo num mundo que vai ser deles e ainda vai desenvolver vantagens muito grandes aos outros que são apáticos, acríticos e que acham que estão aqui na terra para sofrer as conseqüências.

O que você acha dos programas governamentais que incentivam o 1.º emprego para os jovens?

Sandra Rizo

7 comentários:

  1. D. Sandra infelizmente este projeto de incentivo ao primeiro emprego para o Jovem, não é aplicado pelos empresários de nossa cidade, exigem sempre experiencias, mas não dão uma oportunidade, então como nós iremos adquirir experiencia se não temos oportunidades...Nos alunos do CEPAC estamos sempre acessando seu blog, que nos trás muitas informações e orientações, mas se a senhora puder dá um forçinha ai pra gente ...tá?

    Marcelo Andrade

    ResponderExcluir
  2. Que bom que alguém lembrou da gente jovem de Porto Seguro, estamos esquecidos, alias, neste periodo somos lembrados, mas não da forma que queremos, é só pq as eleições estão ai e as promeças também, passa-se anos e nada, entra e sai de eleição e nada, kd nosso primeiro emprego? onde estão as autoridades para nos ajudar, depois reclamam pq o jovem se bandia para o tráfico de droga, prostituição e muito mais, ninguém dá uma oportunidade, formamos e ficamos sem nada pra fazer, PRECISAMOS DE OPORTUNIDADES.

    Ass. Kaique Pacheco
    17 anos - Estudante do CEPAC

    ResponderExcluir
  3. Oi Dona Sandra, olha queremos a senhora na câmara para nos ajudar, só queremos uma oportunidade, não desista, que a gente vai colocar a senhora lá, na eleição passada votei pela primeira vez aos 16 anos, e votei na senhora e não me arrependo,hoje não moro mais em Porto pq graças a Deus e ao meu esforço passei no vestibular numa universidade pública, mas meu irmão e amigos continuam morando em Porto e todos na época votaram na senhora, que te pedir para continuar lutando pelos jovens de Porto Seguro, eles precisam de um emprego para ganhar seu próprio dinheiro e assim sonhar com um futuro melhor, valeu mesmo saber que a senhora esta preocupada com a galera, boa sorte sempre.

    David Lorrancy
    18 anos - Estudante do Curso de Ciências da Computação - UESC - Ilheús

    ResponderExcluir
  4. Ai galera, disparei no meu msn, pedindo para todo mundo comentar no blog da Sandra Rizo, porque ela esta tratando de nos orientar para nosso primeiro emprego, agora é todo mundo acessar e postar, precisamos nos unir para que nossa força seja ainda maior, as eleições estão ai e a gente oq ue iremos cobrar daqueles que promereram, não cumpriram e agora estão voltando querendo nosso voto? vamos lembrar da força que temos, na hora de votar. Valeiu Sandra Rizo pela força.

    Luiza Santana D'Angelo
    Estudante do Colégio Municipal do Cambolo
    15 anos

    ResponderExcluir
  5. Então,D. sandra, já que a Luiza nossa colega pediu, estou aqui para dizer que precisamos de uma voz para nos ajudar, só queremos trabalhar, estudar para no futuro dar uma vida melhor para nós e nossa família, mas para isso precisamos de trabalho, saúde, educação, será que é pedir muito?

    Manuela Zariz
    15 anos ( Colegio Municipal do Cambolo)

    Espero que outros jovens postem aqui suas opiniões e solicitações, para que possamos unir força com a senhora e lutar.

    ResponderExcluir
  6. Sandra, é muito importante levantar estar questões, estamos em débito com os nossos jovens, não damos oportunidades e ainda por cima cobramos retorno, cobramos bom comportamente, um não envolvimento com a prostituição, com as drogas etc...precisamos encontrar uma saida para tanto ambandono, se registrarmos aqui tudo que lhes é roubado, não haverá espaço, creio que se juntarmos força conseguiremos mudar esta postura dos empresários locais não dá uma chance do primeiro emprego para nossos jovens, precisamos de uma voz de alguém que dê o primeiro passo e ai com certeza todos seguiram.

    Sou professora, trabalho com jovens em situação de risco e o me vejo impotente diante de tando descaso e desrespeitos com os nossos jovens, realmente eles tem razão quando dizem que são lembrados somente quando chegam as eleições, ai sim o voto deles é importante e decisivo e depois como fica? fica do jeito que esta, sem nada, sem políticas públicas para os mesmos, tanta coisa esta errada não é?

    Continue lutando!

    MS.
    Educadora Social

    ResponderExcluir
  7. Amigos, Obrigada pela incentivo, acredito que vcs jovens é que poderão transformar suas familias, bairros cidades e o Brasil. Dependendo de mim podemos nos unir e demonstrar que os jovens são capazes, criticos, inteligentes e responsáveis. Conheço a luta dessa educadora social bem como a de outras, , precisamos ser cidadãos verdadeiros e nos unirmos a fim de abrir a cabeça das pessoas de que somente juntos seremos forte. Eu não desisti e peço que também não desistam , na hora certa está compreensão chegará.
    Um bjao no coração de todos vcs.

    ResponderExcluir

Amigos Deixem Seus comentários, Terei prazer em respondê-lo.