terça-feira, 29 de março de 2011

A doença do isolamento

A sensação de ser incompreendido, de não poder contar com ninguém, de estar sozinho no mundo, pode causar mais males à saúde do que a obesidade e o tabagismo. Uma nova linha de pesquisa, no entanto, coordenada pelo psicólogo John T. Cacioppo, diretor do Centro de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade de Chicago, sugere que somos muito mais interdependentes do que costumamos acreditar, o isolamento social involuntário é tão contrário à natureza humana que pode ter um impacto devastador sobre a saúde. Não só do ponto de vista psicológico, mas também físico. A solidão está relacionada ao mau funcionamento do sistema imunológico, ao aumento da pressão sanguínea, à elevação dos níveis de hormônios do estresse, a um sono ruim, ao alcoolismo, ao uso de drogas e mesmo a alguns tipos de demência em pessoas mais velhas - afirma Cacioppo, em entrevista a GLOBO. - Os indícios são tantos que a solidão já pode ser considerada um fator de risco para a saúde E embora não seja necessariamente fácil perder peso ou parar de fumar, há tratamentos fundamentados cientificamente para ambas as condições inteiramente aceitos pela comunidade médica e que já se revelaram eficazes em milhões de casos. Mas a solidão, no entanto, pouca gente sabe como tratar. Mas de uma condição intrínseca do ser humano, como a sede e a fome. A intensidade da dor do isolamento, entretanto, pode variar de pessoa para pessoa. O importante, segundo Cacioppo, é encontrar um ambiente social adequado ao seu grau de sensibilidade.


Fonte: O Globo

Um comentário:

  1. Olá, apresento alguns dos sintomas citados. Existe algum remédio como tratamento? Tenho me sentido sozinha, me isolo, e acho que não tenho capacidade de me relacionar com pessoas novas. E me afasto dos conhecidos, motivo específico não tenho para me isolar, a não ser o fato de eu ter depressão. Poderia me dar alguma dica? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Amigos Deixem Seus comentários, Terei prazer em respondê-lo.